1. Nome FOLK IN HER MACHINE
    Autor Rosalind Fowler
    Data 9.05.2014
    Texto

    Apresentação do filme e conversa com a artista

    9 Maio  - 21h30

    O filme começa e termina em Londres e é contado a partir da perspetiva de um narrador feminino que examina o arquivo de filmagens que colecionou ao longo dos anos durante as suas frequentes visitas a duas tradições folclóricas sazonais em Inglaterra: Haxey Hood, no norte do Lincolnshire, e o May Day, em Padstow. A sua voz mistura-se com as vozes das pessoas que encontra nas suas viagens, descrevendo a importância que os rituais têm para elas. Folk in Her Machine é um sensual ensaio fílmico sobre o significado do lugar e da pertença num mundo global, assim como uma meditação sobre a natureza da própria criação fílmica. Filmado numa combinação de 16mm e câmaras digitais, o filme é narrado pela aclamada atriz Jodhie May.

    Com Folk In Her Machine, Fowler continua a investigar inter-relações poéticas e políticas entre pessoas e lugares, filtradas pelas suas próprias experiências directas. Esta obra apresenta algumas influências dos filmes-ensaio de Patrick Keiller, dos quais no entanto se afasta através do seu uso distinto e dinâmico da voz e da câmara. Em vez de observar de longe, a autora acerca-se e afasta-se dos rituais folclóricos através de uma narrativa espontânea, um íntimo trabalho de câmara na mão e técnicas fílmicas experimentais. O resultado é a história única e fascinante das singulares experiências de uma mulher na paisagem inglesa.  Esta peça foi concluída enquanto parte de um doutoramento de base prática no London College of Communication financiado pelo AHRC.

    "Com Folk in Her Machine, Rosalind Fowler produziu uma abordagem única às noções de lugar, ritual e pertença, tal como corporizadas na imagem em movimento. Tratando-se de uma obra pessoal, este filme consegue, no entanto, uma ressonância abrangente que, através de vozes e imagens, capta a atenção de forma poderosa e marca a chegada de um talento bem-vindo, novo e alerta”. (Gareth Evans, curador cinematográfico, Galeria Whitechapel).
    "As observações do visível e do invisível que Rosalind Fowler efectua são brilhantes". (William Fowler, curador de filmes de artista, BFI, Londres).

     

    Biografia
    Rosalind Fowler é uma artista-cineasta com formação em cinema, geografia cultural e antropologia visual. Folk in Her Machine estreou no festival PLACE, em Aldeburgh, em Fevereiro de 2014 (comissariado por Gareth Evans), e foi apresentado na galeria William Morris, em Londres, a 6 de Março, integrado numa sessão nocturna de lançamento da peça de Jeremy Deller, em itinerância na bienal de Veneza, intitulada “English Magic”. O seu filme anterior, Rotunda (2007), foi apresentado na BBC Birmingham, no Nordic Anthropological Film Festival, e no cinema 7” (Birmingham).

     

    Local
    Pavilhão ARTES
    Rua Calouste Gulbenkian, 293
    4050-145 Porto

    Powered by: sodasystem